22 dicas práticas de marketing digital para micro e pequenas empresas
- helpservicesgustav

- 15 de jul. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 16 de jul. de 2022

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam mais de 90% dos negócios brasileiros e empregam 92% da população. Mas ainda são poucas as que utilizam a internet para potencializar os seus negócios. “Alguns empresários desconhecem as oportunidades online ou, por não ter criado o seu negócio em um mundo conectado, não entende do assunto. Mas as possibilidades são latentes e contratar ajuda é um dos passos importantes para quebrar esse paradigma”, comenta Gustavo Bruno consultor de negócios e especialista em Marketing Digital da Help Services.
Separamos 22 dicas simples e objetivas para que todos que queiram iniciar o processo de Marketing Digital, segue eles:
1) Marketing x Marketing Digital
Em poucas palavras para você entender. Marketing digital é uma forma ou canal de fazer marketing. Como o próprio nome já diz, digital, vender e divulgar para os clientes pelas ferramentas da internet. Sendo algumas deles: google, facebook, instagram, youtube, entre outras formas possiveis.
2) Crie uma página do seu negócio no Facebook
Não um perfil (dedicado a pessoas físicas), mas uma página em que você possa se comunicar com os seus clientes e onde possa atualizar as novidades. Importante: mantenha alguém sempre de olho para responder aos contatos que chegam.
3) Utilize um domínio corporativo
A troca de e-mails é básica para os negócios. E ter um e-mail de um provedor gera dúvidas e abala a credibilidade. Você também prefere quando recebe um e-mail @nomedaempresa. Então faça isso com os seus clientes!
4) Tenha um site que se adapte ao tamanho de tela do cliente
Chamados de responsivos, esses sites têm resultados melhores porque fazem com que o usuário navegue tranquilamente esteja ele no computador, no celular ou em um tablet.
5) Faça seu cadastro no Google Meu Negócio
É gratuito e rápido. Com ele, sempre que alguém procurar sobre o seu negócio no Google terá rapidamente informações de contato, por exemplo.
6) Configure o Google Analytics
Também é gratuito e por ele você vai saber quantas pessoas acessam o seu site, de onde elas são e quais produtos ou páginas tem mais aceitação online.
7) Esteja nas redes sociais certas
É mentira quando te dizem que você precisa estar em todas as redes sociais. Pesquise, veja seus concorrentes e as empresas que são referência pra você e veja em quais elas atuam.
8) Esteja em buscadores
Mesmo sem muita estrutura de marketing e com pouca verba, é possível estar em guias específicos de telefones e contatos. Isso para que quando alguém deste guia digite uma palavra-chave que lembra sua empresa, te veja.
9) Não bombardeie os seus clientes
Ninguém gosta de conteúdo repetido e exaustivo no e-mail. Então cuidado com o que for mandar. Escolha conteúdos relevantes para entrar em contato com os seus clientes. O que é usual pode ser postado nas redes sociais, por exemplo.
10) Se investir em Google AdWords, não busque seu nome
Geralmente quando uma empresa investe no Google, o empresário fica “testando” o anúncio procurando seu nome. Existe uma ferramenta para isso, chamada de AdPreview. Com a sua utilização, você não prejudicará seus resultados com ferramenta de AdWords e poderá avaliá-los de maneira mais correta.
11) Selecione bons fornecedores
Pesquise muito! Ao escolher qualquer fornecedor, converse com atuais clientes, peça referências e veja o portfólio. Investir com a empresa errada pode fazer (ou já ter feito!) com que você se frustre e desacredite nos resultados do marketing.
12) Não feche os olhos para o Marketing offline (Marketing de Rua)
O bom panfleto, banner ou qualquer outro material de praça também são ótimos. Muitas das vezes, esse tipo de tráfego (divulgação), o custo do seu cliente será mais barato do que pela internet. Fique de olho grande nisso.
13) Arrume a sua casa
Muitas das vezes o problema de você não vender não é a divulgação ou a propaganda. Mas sim como você ou seus funcionários atendem seus clientes pelo telefone e pelo whatsapp. Lembrem, quantidade não é qualidade. Comece a observar como você ou seus funcionários falam com seus clientes. Lembre-se: você não pode falar com seus clientes, como se você tivesse falando com seus fornecedores, funcionários ou muitas vezes, como se tivesse negociando uma dívida.
14) Marketing x Comercial
Entenda de uma vez por toda a diferença das duas áreas. Quando uma delas não é bem feita, os seus resultados podem ser negativos. Marketing faz com que o cliente chega até você. Comercial recebe o cliente e faz a venda.
15) Tráfego Orgânico x Tráfico Pago
O tráfego orgânico é lento, porém garante uma audiência fiel e engajada. O tráfego pago exige investimento financeiro, no entanto traz grandes resultados em um curto período de tempo. O ideal é combinar as duas estratégias, sempre testando as campanhas que funcionam e as que não vão tão bem assim.
16) Venda direto x venda indireta
Não há nada errado em querer vender cada vez mais. Por isso mesmo se utiliza desses 2 mecanismos de venda. Venda direta nada mais é do que você vender para quem quer comprar ou que necessita dos seus produtos e seus serviços. Venda indireta é você vender para quem precisa comprar mas que não sabia que precisava do seu produto ou seu serviço. No marketing digital, chamamos de gatilhos mentais. As pesquisas de consumidor, descrevem que a cada 3 clientes diretos, existem 10 clientes indiretos para a sua empresa.
17) Publico alvo x Persona
A diferença entre persona e público-alvo está no nível de detalhes da pesquisa feita para identificar o cliente ideal. Enquanto dentro de um público-alvo existem inúmeros perfis de consumidores, como: sexo, idade e localização. A persona representa, por meio de um personagem semifictício, um perfil que reúne as características do cliente ideal, sendo ele: gostos, defeitos, sonhos, etc.
18) Design x Material de propaganda
O design gráfico é um dos maiores aliados do marketing, justamente pela sua capacidade de atrair a atenção do público, com o uso estratégico de cores, formas, linhas e disposições de elementos visuais. Ele representa um importante meio para gerar diálogo com o público e fazê-lo se identificar com o produto ou serviço da empresa. Apesar de não ser o único fator que influencia na decisão de compra, ele é primordial.
19) Você empresa x Cliente
Assim como qualquer outra área, o marketing também tem o seu processo de aprendizado. Assim, como você deve conhecer como o seu cliente compra, o seu cliente também deve aprender como a sua empresa vende. Sendo assim, de início aos processos de Marketing, e com calma, veja sua empresa e seu negócio crescer.
20) Estratégia de Venda x Mensuração de Resultados
A pergunta mais importante da área de Marketing. Quanto seu cliente custa para sua empresa? É isso mesmo, quanto você investiu para ter um cliente novo. Se você não sabe essa resposta, você pode estar fazendo qualquer outra coisa, menos fazendo marketing.
21) Melhor estratégia de Marketing x Indicação
É isso mesmo, a melhor estratégia de Marketing é a indicação, segundo pesquisa feita por Ogilvy & Mather, a maior agência de Marketing, com sede em Nova York. Mas assim como qualquer outra estratégia, a indicação deve ser bem elaborada. Não pode ser feita de qualquer forma. Estimule seus clientes a vender o seu peixe. De vantagens, prêmios e descontos.
22) Ponto zero x Processo do Marketing Digital
Você sabe quando realmente você saiu do ponto zero no aprendizado do Marketing Digital da sua empresa? A partir do momento que você conseguiu através da internet gerar receita. No caso, vender um produto ou serviço.
Espero ter ajudo, caso queira conversar um pouco mais, entre em contato pelos nosso canais de comunicação. Sempre estamos prontos para te ajudar.





Comentários