top of page
Buscar

Principais tendências de comportamento de consumo brasileiro para 2024

  • Foto do escritor: helpservicesgustav
    helpservicesgustav
  • 14 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura
ree

No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do que uma vantagem competitiva - é uma necessidade para a sobrevivência dos pequenos negócios. 


1. O consumidor está otimista com o futuro:

O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo, registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. O índice atingiu 43%, o maior desde 2016, segundo a pesquisa da McKinsey.


2. O consumidor está reduzindo gastos:

Apesar do otimismo, nove em cada dez consumidores estão adotando estratégias para reduzir custos. Cerca de 90% reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e produtos para casa.


3. Compras online X Compras em lojas físicas:

Embora o comportamento digital esteja em ascensão, as lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. A integração entre canais físicos e digitais é uma tendência notável.


4. Smart Power e a nova visão global:

Estamos numa época em que as histórias contadas em todo o mundo estão sempre mudando. Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil.


5. O consumidor está preocupado com a sustentabilidade do planeta:

As pessoas estão cada vez mais interessadas em ser sustentáveis. Portanto, as mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos as coisas vão afetar o que as pessoas decidem comprar. 


6. As pessoas estão comprando com base em seus valores e visões de mundo:

A pandemia transformou nossos valores e prioridades. As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais suas decisões de compra.


7. Mundo totalmente digital:

Vivemos numa era em que todo mundo está conectado online. Essa revolução digital mexeu bastante com a maneira como as pessoas procuram informações e fazem compras. Pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência online está acirrada. 


8. Novo formato de trabalho:

O home office, agora comum, impulsionado por avanços tecnológicos como o GPT-4, afeta as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam seus padrões de compra e necessidades com base nesse formato de trabalho remoto.



 
 
 

Comentários


bottom of page